quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Itapajé festejou seu Padroeiro São Francisco de Assis

Procissão de São francisco de Assis
A Paróquia de São Francisco de Assis vivenciou mais uma grande festa. O tema neste ano de 2011 foi: Paróquia São Francisco de Assis, discípula missionária de Jesus Cristo. Neste ano, a exemplo de anteriores seu início foi antecipado de 24 para 14 de setembro, em virtude da “Peregrinação” que Imagem de São Francisco de Assis, que fez na quase totalidade das comunidades de Itapajé. Nas festas que virão com o futuro, com certeza, em virtude da religiosidade de nosso povo, é possível que se repita outras vezes. São Francisco de Assis é sem dúvida, um dos santos mais queridos e populares do país e, especialmente no nordeste brasileiro.

Um dos momentos mais tradicionais desta festa é a “Motoprocissão”, que é realizada na abertura oficial dos festejos religiosos. Quando chega à praça da matriz, a partir das 19 horas, o Pároco e convidados, com grande número de fiéis, promovem o hasteamento das bandeiras, do Brasil, do município e da Paróquia de São Francisco de Assis. Segue-se então, a celebração da Santa Missa. Neste ano de 2011, seguramente participaram da mesma, mais de mil motoqueiros, a maioria com ‘garupeiros’. A saída como sempre, tem início no Santuário de São Cristóvão, no distrito de Iratinga, distante a mais ou menos 5 quilômetros da sede de Itapajé.

Nos dias seguintes, até o dia 3 de outubro, a partir das 19 horas são celebradas Novenas e Missas, sempre animadas por Padre Marques e grande participação de populares, da sede e dos distritos. Outro momento de grande devoção é realizado na manhã do dia 3, seguindo o exemplo de São Francisco temos no patamar da Matriz, a bênção dos animais de estimação. Detectam-se também, a presença de muitos fiéis trazendo plantas ornamentais e objetos pessoais para, conforme sua fé serem abençoados em nome de São Francisco, patrono da Ecologia, tão necessária em nosso mundo atual. As solenidades do dia 3, segunda feira foram presididas pelo Bispo emérito de Itapipoca, Dom Benedito Francisco de Albuquerque e padre Arnoldo.

Finalmente no dia 4 de outubro, às 8 horas da manhã, com a presença do Bispo Diocesano Dom Antonio Roberto é celebrado a Santa Missa, na Igreja Matriz. A partir das 16 horas tivemos a grande Procissão de São Francisco, que percorreu as principais ruas da cidade e, foi sem dúvida, uma das maiores aglomerações que Itapajé já presenciou, ao seu final, encerraram-se os festejos em homenagem a seu padroeiro São Francisco de Assis, com a celebração da Santa Missa e o arreamento das Bandeiras.

Por ocasião do Ano Missionário Paroquial, a imagem que foi carregada na procissão é a mesma da adoração dos fiéis, fechando-se assim, o ciclo religioso.

A parte “social” da festa de São Francisco continuou até o dia 3, após a novena/missa. Na Rua 2 de fevereiro, tivemos barracas de salgadinhos, ‘vinho do padre’, petiscos, artigos religiosos e artesanatos em geral e a realização do grande e tradicional Leilão. No dia 4, terça feira foi promovido um grande sorteio de prêmios, ofertados por empresas e pessoas da terra.

Segundo padre Arnoldo, a paróquia mantém diversas obras sociais, algumas delas, em parceria com diversas Pastorais da Paróquia.

Um pouco de história – “Em 1847, fazia-se necessário a construção de uma capela em Riacho do Fogo (futuro São Francisco, atual Itapajé) que foi erguida pelos Srs. Francisco Teixeira Bastos e Francisco Miguel de Andrade, este último era bisavô de Aristóteles Alves Carneiro. Foi construída em terreno doado por Francisco Cunha Linhares e sua mulher Dominga Pereira Pinto, em 1839. Segundo o Livro de Tombos da Paróquia de São Francisco, quando foi feito o inventário dos bens da Paróquia, solicitado em 1941 pelo Pároco entrante, Padre Paulo Ferreira de Almeida. A capela era dedicada a São Francisco de Assis. A primeira imagem do padroeiro foi doada, neste mesmo ano, pelo Capitão Francisco Teixeira Bastos.

Com a construção da nova – e atual Igreja Matriz, iniciada em 1870 e finalizada em 1878, a antiga Matriz passou a ser dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, até sua demolição, no final da década de 1960, no governo Jauro Bastos, para em seu lugar ser construído um prédio para abrigar a Biblioteca Aristóteles Carneiro, também, posteriormente demolido, para dar lugar ao atual Centro Comercial Flávio Gomes.

A Diocese de Itapipoca, na zona litoral norte do Estado do Ceará, sua superfície é de 11.266 km2 e, conforme estimativa de 1996, contava com uma população de aproximadamente 412.000 habitantes. A Diocese é composta dos seguintes municípios: Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama, num total de 18 paróquias, além de três Áreas Pastorais”.

Ribamar Ramos
postado por: www.itapaje.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário