segunda-feira, 2 de abril de 2012

Agricultores e agricultoras e movimentos se mobilizam pela convivência com o semiárido

“Queremos cisternas de placa!” foi a principal palavra de ordem da mobilização pela convivência com o semiárido, que reuniu no dia 22 de Março, mais de 1500 pessoas na av. Bezerra de Menezes. A partir das 7 da manhã, agricultores e agricultoras vindos de todo o Ceará participaram do ato público que caminhou da igreja São Gerardo até a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado. Na ocasião também foi comemorado o encerramento da semana das águas como celebração do direito do acesso à água, conquistado pelas famílias com a convivência com o semiárido.
“Já são 100 mil cisternas construídas no Ceará. Mais de 500 mil pessoas beneficiadas, com acesso à água potável, além de comunidades, e o próprio estado, porque a compra de material também gera divisas. Não faz sentido comprar uma cisterna que custa mais que o dobro, porque a de plástico sai por 5 mil reais, enquanto a de placa custa R$2080. Aqui no Ceará já fizemos cisterna de placa por R$ 1800, então é um gasto de dinheiro público desnecessário”, argumenta Cristina Nascimento, coordenadora da ASA. E ela ainda joga valores não monetários, como os benefícios trazidos pelos processos, como a autonomia, a organização da comunidade, pois as cisternas são construídas em mutirão, e a auto-estima dos agricultores. “A velocidade das cisternas de plástico não compensa isso”, finaliza.
Após a mobilização, às 14 horas, aconteceu uma reunião com o secretário Nelson Martins na qual estiveram presentes a coordenação do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido e representantes de cada uma das microrregiões. Lá, o secretário garantiu que não iria extinguir as cisternas de placas, mas também não tinha como se ausentar das de plástico, pois o programa é nacional.
O STTR de Itapajé diz não a Cisterna de Plastico, e em prova disso esteve presente neste evento com aproximadamente 30 pessoas na maioria delas beneficiarios da Cisterna de Placa.


Postado Por: www.sttritapaje.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário