segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Projeto de Mulheres realiza oficina de comercialização e negócios


Mais um momento de formação do Projeto Mulher Rural: Organização e Produção Agroecológica. Dessa vez, a pauta era comercialização e plano de negócios, uma vez que gerar renda é um elemento importante para a construção de relações igualitárias de gênero. Foram 33 mulheres dos municípios de Amontada, Itapajé, São Luís do Curu, Umirim, Itapipoca e Miraíma que se reuniram nos dias 7 e 8 de fevereiro para participar dos debates sobre o tema.
O momento foi aproveitado para, também, debater a organização dos grupos e compartilhar as experiências e ações de cada uma. Muitos avanços foram apontados durante as discussões, como explica Maria de Fátima, agricultora e participante do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste, quando diz que hoje não se sente mais só, já que sua comunidade, Jenipapo, tem grupo de mulheres que participa que conseguiu quebrar as barreiras e sair de casa. Ainda nesse momento foram apresentadas questões sobre a importância do planejamento, do controle da atividade, do monitoramento e da avaliação para melhorar a atuação particular de cada grupo.
Quanto à comercialização foi destacada a experiência da Feira Agroecológica e Solidária de Itapipoca, pontuando os avanços e a necessidade de inserir mais mulheres nesse processo. O diálogo girou também em torno dos principais tipos de comércio, suas trajetórias e a forma como as mulheres tem se visto ao longo dessa história, as mudanças econômicas e sociais e o valores que vem prevalecendo na sociedade. O exercício contou ainda com a realização de uma feirinha improvisada na qual as mulheres aproveitaram para trocar conhecimentos a respeito dos produtos, desde o processo de fabricação até a qualidade destes e de seus aspectos visuais.
Essa oficina de Comercialização e Plano de Negócios ainda será realizada com outros 4 grupos, atingindo o horizonte das 160 mulheres que participam do projeto.

Fonte: http://www.cetra.org.br

Do Blog: O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itapajé, esteve representando por quatro mulheres entre elas a Diretora de Mulheres do STTR Mirian, e as outras três moradoras da comunidade de Salitre e que são beneficiarias com Quintais Produtivos e Ecologicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário