quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Capacitação sobre PNHR e Lançamento do Projeto Moradia e Cidadania

Nos dia 03 e 04 de Agosto é realizada a atividade do PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural.

A atividade acontece na Sede da FETRAECE e tem participação de mais de 50 STTRs do Ceará, ao todo são mais de 80 pessoas. Além da participação da CONTAG e da Pilar Obras, que também colaboram com o evento.

No primeiro dia, 03/08, foi realizada uma Capacitação onde foram debatidos os temas: “O MSTTR e a Política de Habitação Rural no Brasil”; “Estratégia de implantação do PNHR através do Projeto Moradia e Cidadania”; e “Apresentação das normas, critérios de enquadramentos e demais procedimentos do PNHR”.
No segundo dia, 04/08, acontecerá a solenidade do Lançamento Oficial do Projeto Moradia e Cidadania. Contando com a participação dos STTRs, Direção executiva da FETRAECE, representantes da Caixa Econômica Federal, da Secretaria das Cidades e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.
Sabendo que o Deficit habitacional é um dos problemas que mais preocupa as famílias rurais brasileiras, e em particular as do estado do Ceará, é que o MSTTR – Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais colabora com esse novo Programa do Governo. Quem visita o sertão ainda se depara com rudes casinhas frágeis e sem conforto. Mas que são a única acolhida para agricultores/as que muitas vezes não têm dinheiro nem para dar de comer aos filhos, muito menos para bancar a obra de uma moradia melhor, por mais simples que seja.
O Projeto “MORADIA E CIDADANIA desenvolvido pela FETRAECE, tem como objetivo conhecer a realidade de cada família e propor alternativas que melhorem sua auto-estima, condições de moradia, saúde, organização da propriedade, relação com o mercado e com o meio ambiente.
Para que o sonho da casa própria vire realidade no meio rural, o Governo Federal criou o PNHR (Programa nacional de Habitação Rural). E para implementar esse programa, parcerias são necessárias. Dessa forma a FETRAECE conta com o apoio e o empenho dos STTRs para construir 4.000 unidades habitacionais no estado do Ceará.

Fonte: www.fetraece.org.br

E como já é de costume o STTR de Itapajé participou deste evento tentando proporcionar um sonho da casa própria para os agricultores do nosso interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário